Diário de Viagem - O início de tudo

segunda-feira, 11 de julho de 2016

             

            Quem me conhece sabe que passei as férias do começo do ano viajando pela Europa, em uma visita as minhas tias que moram lá e depois trabalhando em um intercâmbio voluntário. Sem a menor sombra de dúvidas essa foi a melhor viagem da minha vida. Aprendi muito nesses três meses que estive fora do país e vou levar pra vida toda com muito carinho as memórias que tenho.

            Acho que é sempre válido ouvir as experiências de outras pessoas, por isso decidi contar a minha. Vou contar detalhadamente como foi essa viagem, desde a ideia que eu tive em sair do país, passando pelos preparativos, até a volta quando coloquei meus pés em solo brasileiro após 89 dias fora de casa.  Pra que eu consiga explicar tudo, vou criar uma série de posts chamada Diário de Viagem, e esse é o primeiro.

            Bem, então vamos do começo. Sempre quis viajar pra outros países, conhecer o mundo, visitar todos os continentes e especialmente viver fora por um tempo, a trabalho ou num intercâmbio. Quando entrei na faculdade várias portas se abriram, dentre elas a da AIESEC.

            A AIESEC é uma Organização Social que realiza intercâmbios profissionais e voluntários. Pra cada tipo de intercâmbio existem requisitos diferentes, mas o básico é que você tenha entre 18 e 30 anos e que seja universitário, ou formado em até dois anos. Quando entrei na organização (como membro) puis na cabeça que queria fazer um intercâmbio voluntário. Isso mesmo, sem salário. A ideia desse intercâmbio é viajar pra outro país pra fazer um projeto social em ONGs, escolas ou entidades que tenham pareceria com a AIESEC. Existem vários tipos de projetos eu você pode escolher. Eu decidi fazer esse intercâmbio, pois sempre quis fazer a diferença no mundo, mesmo que minimamente, e vi no Intercâmbio Social essa oportunidade.

            A ideia inicial era fazer um intercâmbio social para a Romênia, no mês de dezembro (assim que as aulas da minha faculdade acabassem). Porém as datas não davam certo, porque na Romênia o projeto social que eu queria fazer começava só no meio de Janeiro.

            Olhei as passagens para as datas estipuladas para o meio de Janeiro, mas estavam muito caras: Cinco mil e quinhentos reais. Sem chance. Procurando mais passagens com diversas companhias eu percebi que as passagens mais baratas eram no começo de Dezembro. E aí tive uma ideia maravilhosa: pesquisei passagens para o começo de Dezembro, para a Espanha.

            Tenho duas tias incríveis que vivem na Espanha, numa cidadezinha chamada Tarragona que fica a uma hora de Barcelona. As passagens para Barcelona estavam dois mil e oitocentos reais, bem mais acessíveis. Na mesma hora liguei pra minha tia e perguntei se podia visita-la e me hospedar com ela por um mês. As minhas duas tias concordaram na hora, meus primos também ficaram super felizes.

            Falei com os meus pais da ideia de passar o mês de Dezembro e o começo de Janeiro na Espanha, e depois de lá ir pra Romênia. Mamãe achou uma boa ideia, mas ao mesmo tempo pensou que era tempo demais pra eu passar fora. Eles conversaram por um tempo, discutiram a ideia (nesse ponto a viagem pra Romênia já estava definida, mesmo que eu não fosse pra Espanha faria meu intercâmbio na Romênia), pesaram os prós e contras e viram que valia a pena.

            Quando avisei a minha irmã sobre a ida pra Espanha ela disse “Ué, seria legal se meu pai e minha mãe também fossem pra Espanha, pra visitar minhas tias”. Ela não podia ir porque tinha que trabalhar, mas minha mãe e meu pai adoraram a ideia e conseguiram encaixar suas férias pros dias que ficariam viajando.

         E foi assim que ficou decidido que iríamos pra Europa: minha mãe e meu pai me acompanharam por vinte dias na Espanha, e depois eu fui pra Romênia sozinha.

       Até hoje tenho um frio na barriga de lembrar como foi incrível aquele momento que conseguimos decidir a viagem e começamos a planejar tudo. Valeu muito a pena todo o trabalho, e eu faria tudo de novo um milhão de vezes (mas dessa vez levando minha irmã!).

            No próximo post vou contar como eu decidi que queria fazer um intercâmbio social pra um país tão inusitado quanto à Romênia!

            Espero que gostem.

            Beijinhos!

0 comentários:

Postar um comentário







Design e template feito por Yanca Peixoto. O código utilizado como base foi disponibilizado pelo blog:
Julie de batom. A copia total do conteúdo do Blog PRA ONDE FOR é proibida, assim como retirar os créditos.